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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Crie o homem-lagarto com seu Photoshop

1. As imagens

Antes de começar um trabalho precisamos pesquisar. Quanto mais se sabe sobre o fim pretendido, maiores nossas chances de sucesso. Então dê uma boa olhada nos répteis e lagartos e veja como é sua pele. Aproveite e salve algumas imagens, assim você cria uma biblioteca para consultas futuras e possível uso.
 

2. Crie a textura

Abra a imagem ‘565852’. Você vai notar que ela não é uniforme e isso vai nos atrapalhar. Aumente seu Canvas (menu Image>Canvas Size) para ter mais espaço. Faça algumas cópias da textura e posicione-as de forma a unir os desenhos do couro, assim você coloca a textura a seu favor. Quando terminar salve seu arquivo com o nome ‘Textura.psd’.
 

3. Crie um Pattern

Uma vez com a textura pronta, tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E juntar todas as camadas numa nova. Selecione a nova camada e vá a menu Edit>Define Pattern, nomeie seu pattern e clique Ok. Sugiro usar o nome do arquivo para evitar confusões posteriormente.
 

4. Pattern Overlay

Em um novo arquivo do tamanho da imagem do modelo (‘1174039’), cerca de 17cm x 25cm, crie uma camada branca e aplique nela o primeiro de alguns estilos clicando no botão Add a layer style na base da paleta de camadas e escolhendo a opção Pattern Overlay. Escolha sua textura no menu Pattern e use o Blend Mode Luminosity e Opacity 100%. Ajuste Scale como preferir.
 

5. Gradient Overlay

Adicione o segundo efeito. Crie seu degradê usando tons que lembrem répteis como verde e marrom. Use o Blend Mode Color Burn e Opacity 100%.
 

6. Bevel and Emboss

Parta para o terceiro efeito. Selecione a opção Texture no painel lateral escolha a mesma textura e ajuste Scale com a mesma porcentagem. O ajuste Depth fica por sua conta.
 

7. Satin

Para terminar acrescente o estilo Satin. Escolhi um tom de verde e usei o Blend Mode Hard Light, mas você deve experimentar diferentes ajustes aqui e ver qual lhe agrada mais. Clique em Ok e salve seu arquivo como ‘Couro.psd’.
 

8. Displacement Map

Abra a foto '1174039' com nosso modelo. Mude o modo de cor da imagem para Grayscale (menu Image>Mode>Grayscale) e salve-a com o nome ‘Displacement Map.psd’. Feito isso, feche o arquivo.
 

9. Movendo

Abra a foto '1174039' novamente e salve-a com o nome ‘Homem-lagarto.psd’, esse será nosso arquivo principal. Abra então o arquivo ‘Couro.psd’, duplique a camada que contém a textura e  crie uma nova camada transparente acima da duplicata. Então, para mesclá-las numa nova com os efeitos, selecione as duas e tecle Cmd/Ctrl+E. Arraste a nova camada para o arquivo ‘Homem-lagarto.psd’.
 

10. Dimensionando

Reduza a opacidade da camada para cerca de 50% e tecle Cmd/Ctrl+T. Agora você deve posicionar a textura a fim de cobrir a pele do modelo. Você pode usar o botão Warp na barra de opções para distorcer a textura e adequá-la melhor aos volumes do rosto.




11. Displace

Tecle Cmd/Ctrl+A para selecionar toda a tela de pintura e vá a menu Filter>Distort>Displace. Ajuste Horizontal e Vertical Scale em 10 escolha Stretch to Fit e Repeat Edge Pixels e Clique em Ok. Selecione o arquivo ‘Displacement Map.psd’ na caixa de diálogo e aplique o filtro.
 

12. Liquify

Selecione a textura e vá a menu Filter>Liquify. Então, usando as ferramentas Bloat e Pucker procure realçar ainda mais os planos do rosto. Ative a opção Show Backdrop e faça os ajustes para obter a melhor visualização do processo. Quando estiver contente clique em Ok para aplicar o filtro.
 

13. Multiply

Mude o Blend Mode da camada para Multiply. Para compensar o escurecimento da imagem adicione um camada de ajuste Levels e use-a como Clipping Mask. Os sliders na seção Input Levels ficam assim: Shadow 0, Midtone 1,15 e Highlight 185.
 

14. Cmd/Ctrl+J

Duplique a textura (Cmd/Ctrl+J) e remova a saturação de sua cópia teclando Cmd/Ctrl+Shift+U. Mude seu Blend para Overlay.
 

15. Seleção e estilo

Faça uma seleção ao redor do rosto do modelo assegurando-se de incluir todas as áreas de pele e, numa nova camada, preencha a seleção de branco. Diminua o ajuste Fill para 0% e adicione o estilo Inner Glow. Use um tom escuro de pele e o Blend Multiply.

 
DICA
Quando trabalhar com muitas camadas procure sempre renomeá-las. Uma boa ideia é agrupá-las em pastas. Outra opção é clicar com o botão direito do mouse no olho de visibilidade das camadas e alterar as cores de cada uma. Num trabalho desse tipo, não é difícil se perder e editar a camada errada.  

16. Organizando

Selecione as camadas usadas para criar a textura e coloque-as numa pasta teclando Cmd/Ctrl+G. Crie uma máscara nessa pasta e pinte-a para excluir as regiões onde as escamas não devem aparecer. Nomeie esse grupo (pasta) como ‘Rosto’.
 

17. High Pass

Duplique a camada ‘Background’ e posicione-a acima da pilha de camadas. Vá a menu Filter>Other>High Pass, ajuste-o com o valor máximo e clique em Ok. Mude o Blend da camada para Soft Light
 

18. Máscaras e Levels

Mascare a camada com High Pass expondo apenas a pele. Use uma camada de ajuste Levels como Clipping Mask com o seguinte setup em Input Levels: Shadow 45, Midtone 0,50 e Highlight 195.
 

19. O tom certo

Crie uma camada de ajuste Gradient Map e escolha cores para as sombras (à esquerda) e para as luzes (à direita). Use o Blend Color e Opacity de 50%. Mais uma vez mascare a fim de concentrar a cor na pele. Deixe os lábios com um pouco de cor usando um pincel com opacidade reduzida nessa região.
 
 

20. Mais couro

Abra o arquivo ‘Couro.psd’ e arraste mais uma vez a camada texturizada para o arquivo ‘Homem-lagarto.psd’. Desta vez escolha a melhor parte da textura para os lábios do modelo e mude o Blend da camada para Multiply. Copie a camada Levels usada na pasta ‘Rosto’ e use-a como Clipping Mask aqui também. 





21. Fundindo as texturas

Duplique a camada usada nos lábios, tecle Cmd/Ctrl+Shift+U para dessaturá-la e mude seu Blend para Overlay. Agrupe essas camadas e nomeie o grupo como ‘Lábios’. Faça máscaras para isolar a nova textura. Edite também a máscara da camada ‘Rosto’ com a intenção de mesclar as escamas contidas nas duas pastas.
 

22. Repita

Escolha outra parte da textura para criar as pálpebras e repita a operação: Textura com o Blend Mode Multiply e ajuste Levels como Clipping Mask para compensar a cor, duplicada da textura por cima com o Blend Mode Overlay, máscaras para delimitar as regiões texturizadas e grupo com o nome da área em questão, edição da máscara na pasta ‘Rosto’ para fundir as texturas.
 

23. Escamas diferentes

Caso queira adicionar outras texturas, repita o procedimento usado no arquivo ‘Couro.psd’. Você pode inclusive copiar o estilo de camada já criado para a nova textura. Depois disso, arraste a textura para o arquivo ‘Homem-lagarto.psd’ e faça os ajustes e máscaras.
 

24. Olho

Abra o arquivo ‘1304784’, selecione o olho do jacaré, copie-o e cole-o no arquivo ‘Homem-lagarto.psd’. Coloque-o por baixo das escamas, dimensione-o e faça uma máscara de modo que só apareça a íris. Nos próximos passos faremos ajustes para adequar o olho à imagem.
 

25. Cor

Crie uma camada de ajuste Hue/Saturation com os ajustes: Ative a check box Colorize, Hue 20, Saturation 75 e Lightness 0. Reduza a opacidade para 50%. Numa camada de ajuste Curves, faça uma leve curva para cima a fim de clarear um pouco.
 

26. Contraste

Crie uma camada Levels com o Blend Luminosity e ajuste os Input Levels assim: Shadow 10, Midtone 0,95 e Highlight 230. Crie uma camada com o Blend Multiply e pinte de preto o contorno da íris. Use um pincel macio com 20% de opacidade.
 

27. Brilho

Adicione outra camada Levels com os ajustes em Input Levels: Shadow 0, Midtone 0,95 e Highlight 160. Nessa última, mascare as áreas mais escuras. Para terminar, use sua ferramenta de retoque preferida e retire o excesso de reflexos do olho.
 

28. Fundindo as texturas

Escolha a textura de sua preferência e duplique-a (duplique o grupo todo, assim você já terá as camadas prontas). Crie uma máscara no grupo e, com um pincel de opacidade bem reduzida, vá devolvendo partes da textura. Isso vai ajudar a integrar as diferentes texturas usadas na imagem.
 

29. Luz e sombra

Crie uma nova pasta acima de todas e mude seu Blend para Vivid Light. Dentro dela, crie uma camada e pinte-a de branco e preto. Use um pincel bem macio e varie a opacidade entre 1% e 10%. Pinte as luzes de branco com as opacidades mais elevadas e, de preto, as sombras com as opacidades mais baixas. Caso necessário, reduza a opacidade da camada para dosar o efeito quando terminar.
 

30. Noise

Por fim, tecle Opt/Alt e clique no botão Create a new layer, escolha Overlay no menu Mode, ative a check box Fill with 50% gray e clique em Ok. Vá a menu Filter>Noise>Add Noise e ajuste Amount 10%, escolha Gaussian, ative Monocromatic e Ok. Vá a menu Filter>Blur>Blur, em seguida a menu Filter>Sharpen>Sharpen. Com um pouco de ruído a montagem fica mais integrada.

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