1. As imagens
Antes de começar um trabalho precisamos pesquisar. Quanto mais se sabe sobre o fim pretendido, maiores nossas chances de sucesso. Então dê uma boa olhada nos répteis e lagartos e veja como é sua pele. Aproveite e salve algumas imagens, assim você cria uma biblioteca para consultas futuras e possível uso.2. Crie a textura
Abra a imagem ‘565852’. Você vai notar que ela não é uniforme e isso vai nos atrapalhar. Aumente seu Canvas (menu Image>Canvas Size) para ter mais espaço. Faça algumas cópias da textura e posicione-as de forma a unir os desenhos do couro, assim você coloca a textura a seu favor. Quando terminar salve seu arquivo com o nome ‘Textura.psd’.3. Crie um Pattern
Uma vez com a textura pronta, tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E juntar todas as camadas numa nova. Selecione a nova camada e vá a menu Edit>Define Pattern, nomeie seu pattern e clique Ok. Sugiro usar o nome do arquivo para evitar confusões posteriormente.4. Pattern Overlay
Em um novo arquivo do tamanho da imagem do modelo (‘1174039’), cerca de 17cm x 25cm, crie uma camada branca e aplique nela o primeiro de alguns estilos clicando no botão Add a layer style na base da paleta de camadas e escolhendo a opção Pattern Overlay. Escolha sua textura no menu Pattern e use o Blend Mode Luminosity e Opacity 100%. Ajuste Scale como preferir.5. Gradient Overlay
Adicione o segundo efeito. Crie seu degradê usando tons que lembrem répteis como verde e marrom. Use o Blend Mode Color Burn e Opacity 100%.6. Bevel and Emboss
Parta para o terceiro efeito. Selecione a opção Texture no painel lateral escolha a mesma textura e ajuste Scale com a mesma porcentagem. O ajuste Depth fica por sua conta.7. Satin
Para terminar acrescente o estilo Satin. Escolhi um tom de verde e usei o Blend Mode Hard Light, mas você deve experimentar diferentes ajustes aqui e ver qual lhe agrada mais. Clique em Ok e salve seu arquivo como ‘Couro.psd’.8. Displacement Map
Abra a foto '1174039' com nosso modelo. Mude o modo de cor da imagem para Grayscale (menu Image>Mode>Grayscale) e salve-a com o nome ‘Displacement Map.psd’. Feito isso, feche o arquivo.9. Movendo
Abra a foto '1174039' novamente e salve-a com o nome ‘Homem-lagarto.psd’, esse será nosso arquivo principal. Abra então o arquivo ‘Couro.psd’, duplique a camada que contém a textura e crie uma nova camada transparente acima da duplicata. Então, para mesclá-las numa nova com os efeitos, selecione as duas e tecle Cmd/Ctrl+E. Arraste a nova camada para o arquivo ‘Homem-lagarto.psd’.10. Dimensionando
Reduza a opacidade da camada para cerca de 50% e tecle Cmd/Ctrl+T. Agora você deve posicionar a textura a fim de cobrir a pele do modelo. Você pode usar o botão Warp na barra de opções para distorcer a textura e adequá-la melhor aos volumes do rosto.11. Displace
Tecle Cmd/Ctrl+A para selecionar toda a tela de pintura e vá a menu Filter>Distort>Displace. Ajuste Horizontal e Vertical Scale em 10 escolha Stretch to Fit e Repeat Edge Pixels e Clique em Ok. Selecione o arquivo ‘Displacement Map.psd’ na caixa de diálogo e aplique o filtro.12. Liquify
Selecione a textura e vá a menu Filter>Liquify. Então, usando as ferramentas Bloat e Pucker procure realçar ainda mais os planos do rosto. Ative a opção Show Backdrop e faça os ajustes para obter a melhor visualização do processo. Quando estiver contente clique em Ok para aplicar o filtro.13. Multiply
Mude o Blend Mode da camada para Multiply. Para compensar o escurecimento da imagem adicione um camada de ajuste Levels e use-a como Clipping Mask. Os sliders na seção Input Levels ficam assim: Shadow 0, Midtone 1,15 e Highlight 185.14. Cmd/Ctrl+J
Duplique a textura (Cmd/Ctrl+J) e remova a saturação de sua cópia teclando Cmd/Ctrl+Shift+U. Mude seu Blend para Overlay.15. Seleção e estilo
Faça uma seleção ao redor do rosto do modelo assegurando-se de incluir todas as áreas de pele e, numa nova camada, preencha a seleção de branco. Diminua o ajuste Fill para 0% e adicione o estilo Inner Glow. Use um tom escuro de pele e o Blend Multiply.DICA
Quando trabalhar com muitas camadas procure sempre renomeá-las. Uma boa ideia é agrupá-las em pastas. Outra opção é clicar com o botão direito do mouse no olho de visibilidade das camadas e alterar as cores de cada uma. Num trabalho desse tipo, não é difícil se perder e editar a camada errada.
Quando trabalhar com muitas camadas procure sempre renomeá-las. Uma boa ideia é agrupá-las em pastas. Outra opção é clicar com o botão direito do mouse no olho de visibilidade das camadas e alterar as cores de cada uma. Num trabalho desse tipo, não é difícil se perder e editar a camada errada.
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